PROCESSO SELETIVO

Imagina você comprar um produto pela internet e chegar fora do prazo ou danificado. Não é nada agradável, não é mesmo? Para evitar que isso aconteça, é fundamental que as empresas tenham um profissional de Logística para avaliar, projetar e implementar sistemas de transporte, armazenamento, compras de suprimentos, distribuição e entrega de produtos numa empresa.

Além disso, esse profissional também cuida para que a entrega seja feita de forma mais econômica, viável e segura para a empresa. O profissional pode fazer também armazenagem, compras, expedição, gestão e transporte,

Mesmo sendo a 8ª economia mundial, o Brasil ocupa o 55º lugar no ranking de Logística divulgada pelo Banco Mundial, que mede a eficiência do setor de 160 países. Do ponto de vista mercadológico, a Bahia tem muitas vantagens porque além dos portos e aeroportos, ainda faz fronteira com oito estados.

O profissional de logística pode atuar em qualquer área, pois toda empresa demanda a necessidade de compra e aquisição de produtos. Pode atuar nos setores de controladoria, coordenação, expedição e almoxarifado e nos diversos segmentos da logística.

Também está habilitado para gerenciar as redes de distribuição, acompanhar os processos de compra, identificar fornecedores, negociar e estabelecer as formas de entrega e recebimento de mercadorias e definir o meio de transporte e rota a serem adotados.

O profissional pode trabalhar em centros de distribuição, empresas de encomendas, portos, aeroportos, terminais de carga, transportadoras e em empresas em geral.

Tendência

O campo de atuação do profissional de logística se tornou mais amplo com o advento do comércio eletrônico, (E-commerce). Com a alta demanda nesse segmento, aumentou também a necessidade de ter um profissional capaz de administrar todo o processo de entrega, atividade que é desenvolvida pelo profissional de Logística.

Formar profissionais capacitados a desenvolver uma visão sistêmica e compreender a dinâmica do mercado de logística, é um dos objetivos do curso superior de Tecnólogo em Logística da FTC. O profissional poderá atuar com aquisição, recebimento, armazenagem, distribuição de produtos em segmentos diversos do mercado.

Atividades de extensão permitem que os alunos tenham experiências, dentro e fora da faculdade, através de parcerias com empresas públicas e privadas que permitem estágios para o aperfeiçoamento das habilidades práticas. A graduação é uma opção também para quem já trabalha na área e busca qualificação.

Na FTC, o aluno conta com professores qualificados e com vasta experiência de mercado, além de infraestrutura adequada para a formação do estudante de Logística. O curso proporciona ao aluno habilidades na área a partir de disciplinas voltadas para economia, gestão financeira, entre outras específicas.

Profª. Jucicleide das Mercês

  • Mestre em Tecnologias Aplicáveis à Bioenergia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC)
  • Especialista em Economia Financeira e Análise de Investimentos pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC)
  • Graduada em Administração pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

FORMAS DE INGRESSO

Vestibular Tradicional

Vestibular Agendado

Transferência Externa

DESTAQUES DA UNIDADE

destaque_feira

Estacionamento

O campus da FTC Feira de Santana conta com 13.000 m² de estacionamento para mais de 900 veículos e uma área com jardins e reserva para ampliações de 30.000 m².

Biblioteca

A Biblioteca Gervásio de Oliveira atende tanto à comunidade acadêmica quanto à comunidade externa. É um espaço climatizado e informatizado com catálogo eletrônico para consulta ao acervo.

Laboratórios

São 21 laboratórios, sendo 15 deles disponibilizados para as áreas de saúde e 6 voltados para atividades na área de informática com modernos computadores.

DESTAQUES ACADÊMICOS

Você está aqui: