Engenharia Civil

A Engenharia Civil é o ramo que faz o planejamento, execução, projeção e gerenciamento de obras, além da fiscalização de projetos e construções.

Sobre o curso

Se você era um fã de Lego e Roblox na infância, talvez encontre na Engenharia Civil a sua profissão ideal.
O engenheiro civil projeta, gerencia e executa obras de casas, prédios, viadutos, barragens e estradas. O profissional acompanha todas as etapas das reformas ou construções, analisa as condições do solo e estuda a insolação e a ventilação do local, definindo os tipos de fundação e os acabamentos.
O aluno de Engenharia Civil vai estudar matérias como Matemática Aplicada, Física Integradora, Química Aplicada e Mecânica dos Solos. Por isso, é importante ter certa aptidão para as áreas de Matemática, Física e Química.
Para conseguir o diploma em Engenharia Civil, o aluno precisa realizar ao menos um estágio supervisionado na área. Para exercer a profissão, é obrigatório ter diploma superior em curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e ser registrado no Conselho Regional de Engenharia, Agricultura e Agronomia (CREA).

Ato regulatório

Petrolina – Portaria de reconhecimento de curso seres/mec nº 200, de 11 de julho de 2023

Salvador – Portaria de Autorização nº 839 de 11 de agosto de 2022

Como é a faculdade de Engenharia Civil?

A faculdade de Engenharia Civil prepara o profissional do futuro para o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para o mercado de trabalho.
O curso proporciona os conhecimentos necessários para que o futuro Engenheiro Civil desenvolva e gerencie os projetos e obras das construções civis, hidráulicas, geotécnicas e demais áreas. Essa formação permite a construção de casas, prédios, pontes, túneis, estradas e diversos outros tipos de empreendimentos.
É importante que o aluno tenha afinidade com a área de exatas por possuir muitos cálculos. Os últimos períodos de Engenharia Civil possuem estágio supervisionado obrigatório e, nesses semestres, o estudante tem a chance de viver a rotina de um engenheiro e conhecer as áreas de atuação de sua profissão.

Qual a duração do curso de Engenharia Civil?

O curso de Engenharia Civil possui:

Duração total de 5 anos Sua matriz curricular é realizada em 10 semestres

Mercado de Trabalho

 

A Engenharia Civil está em alta e tem perspectivas de crescimento. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), é uma das profissões que registram os melhores salários entre os formados de nível superior. O mercado de trabalho da engenharia civil permite que o profissional atue em cargos administrativos, como em gestão de projetos e de pessoas. O Engenheiro Civil é um profissional versátil, o que possibilita diversas oportunidades e áreas de atuação.

Com o aumento do investimento público em infraestrutura e o crescimento do poder aquisitivo da população, cresceu o ritmo de construção de prédios, estradas, portos, barragens, plataformas, shoppings, viadutos e pontes. Ainda em tempos em que a economia se encontra incerta, o emprego para esse nicho se mantém estável, com possibilidade de atuação em construtoras, escritórios de engenharia, indústrias, gestão de empresas e, inclusive, no mercado financeiro.

Para além do mercado de trabalho brasileiro, as empresas multinacionais estão também em busca dos profissionais dessa área para trabalhos no exterior. Por isso, é importante que o Engenheiro Civil saiba uma segunda língua, como o inglês.

Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Engenharia Civil?

A palavra-chave para o mercado de trabalho para a Engenharia Civil é inovação. Todos os dias novas tecnologias aparecem, assim como novos métodos e processos. O Engenheiro Civil precisa estar sempre atualizado e por dentro das novas ferramentas, como drones, impressão 3D, tijolos inteligentes, sistemas informatizados, dispositivos móveis e softwares de gestão.
As especializações são essenciais para quem está começando no mercado de trabalho e, mais ainda, para quem já está nessa profissão para poder se destacar entre seus concorrentes.
Mesmo com as crises econômicas que assolaram o país nos últimos anos, o mercado da Engenharia Civil nunca esfriou para quem compreendeu a importância de estar sempre atualizado das tendências do mercado.

Quais são as principais competências e habilidades do profissional de Engenharia Civil?

Para ser um profissional de destaque no mercado de trabalho, o Engenheiro Civil precisa ser qualificado e atualizado. São diversas responsabilidades que o engenheiro possui em uma obra ou dentro do escritório.

Algumas das competências e habilidades necessárias para ser um bom Engenheiro Civil, são:

Habilidade com números
Facilidade com tecnologia
Saber lidar com pressão
Proatividade
Ser comunicativo

Também faz parte das competências do Engenheiro Civil lidar com diferentes equipes dentro de uma obra, desde o contratante aos operários. Para isso, é preciso que o profissional tenha um espírito de liderança para manter o projeto alinhado com a sua equipe.

Para além disso, a inteligência emocional, responsabilidade socioambiental e empatia estão entre as habilidades que um bom profissional da Engenharia Civil deve ter.

Áreas de Atuação

Quem escolhe a Engenharia Civil tem diversas possibilidades de carreira. O profissional é responsável pelo planejamento até a execução final de uma obra. Por isso, ele pode atuar dentro de equipes ou de forma individual, sendo responsável por produzir os projetos de construção e/ou reformas de casas, estradas e prédios, avaliar obras em andamento em relação aos aspectos técnicos, fazer os cálculos das dimensões e materiais necessários para as obras e também monitorar e verificar as condições de segurança.
O Engenheiro Civil também pode prestar consultoria no setor de Construção Civil e desenhar e criar fluxo de saneamento básico, assim como atuar em cargos administrativos, como gestão de projetos e pessoas.

Onde o profissional de Engenharia Civil pode trabalhar?

O curso de Engenharia Civil habilita profissionais para atuar em todas as etapas de uma obra, do planejamento ao desenho da planta, até a definição dos materiais de acabamento. O Engenheiro Civil é responsável pelo estudo do solo, o cálculo de custos, análises de viabilidade, coordenação de equipes e planejamento das instalações elétricas e hidráulicas.
Para além de obras, esse profissional também pode atuar em:

Mineração
Equipamentos industriais
Consultoria
Materiais de construção
Telecomunicações
Setor financeiro
Administração
Docência de Nível Superior

Com um leque tão amplo, o mercado de trabalho da Engenharia Civil é um dos mais promissores na atualidade.

Ensino de Qualidade

A graduação em Engenharia Civil, ofertada nas unidades da Rede UniFTC nas cidades de Feira de Santana, Itabuna, Jequié, Petrolina, Salvador e Vitória da Conquista, está alicerçada no Interprofissionalismo e na realização de atividades práticas. Desta forma, garante ao Profissional do Futuro o desenvolvimento de competências e habilidades para que ele possa atuar de forma interdisciplinar na solução de problemas reais.
O curso possui um quadro de docentes qualificados, entre mestres e doutores, que executam um currículo baseado em Metodologias Ativas, integrando os alunos em aulas dinamizadas e participativas, com abordagem interpessoal. As Metodologias Ativas incentivam o aluno a ser o foco do aprendizado, estimulando o desenvolvimento do conhecimento teórico associados à atividades práticas, para desenvolver as competências específicas de cada área profissional.

O estudante tem ainda a oportunidade de participar de visitas técnicas, projetos de monitoria, pesquisa e extensão, importantes para a sua vivência acadêmica.

O curso também busca explorar o lado empreendedor do estudante, afinal, muitos egressos acabam abrindo o próprio negócio ou atuando como consultores. Para explorar essas vertentes, a graduação promove momentos de contato com a comunidade, com profissionais e empresas por meio dos projetos de extensão e atividades em comunidade.

Estrutura do Futuro

A Rede UniFTC oferece aos estudantes do curso de Engenharia Civil com laboratórios projetados para estimular a inovação, equipados com fresadoras mecânicas e impressoras 3D, voltado para o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos e projetos para o mercado de trabalho.
Nelas, o graduando pode integrar equipes de estágio supervisionado por professores desde o terceiro semestre.

Saiba mais sobre a profissão de Engenharia Civil.

As unidades da Rede UniFTC que oferecem o curso de Engenharia Civil possuem recursos multimídia e conexão wi-fi, fornecem materiais digitais e simulações de problemas no ambiente virtual. São oferecidas instalações com o máximo de conforto e conectividade, como a Sala Google, para que você se insira nas principais tendências globais.

Diferenciais

Infraestrutura de ponta

O curso de Engenharia Civil da UniFTC laboratórios projetados para estimular a inovação, equipados com fresadoras mecânicas e impressoras 3D, voltados para o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos e projetos para o mercado de trabalho.

Realização de estágios nas mais diversas áreas de atuação

Através da parceria com uma rede de convênios, a graduação proporciona aos alunos a realização de estágios nas mais diversas áreas de atuação do Engenheiro Civil. Assim, o aluno tem uma qualificação otimizada, com o desenvolvimento de suas competências e habilidades, na prática.

Centro de Carreiras

O Centro de Carreiras contribui com a empregabilidade de alunos e egressos, por meio da prestação de serviços gratuitos aos estudantes a partir de orientações profissionais, estruturação de currículos. Ele facilita a relação do aluno com grandes empresas e segmentos corporativos para a inserção de estágios e parcerias de pesquisa.

Matriz Curricular

As disciplinas específicas e multidisciplinares da matriz curricular do curso de Engenharia Civil, pautadas no Interprofissionalismo, auxiliam no desenvolvimento do raciocínio integrado e clínico.
Com a Educação Interprofissional, é possível articular melhor o ensino, a extensão e a pesquisa junto ao alinhamento do Projeto Pedagógico Institucional, que expressa e prioriza a perspectiva da formação de profissionais éticos e comprometidos com a sociedade em que vivem.

Como é a matriz curricular do curso de Engenharia Civil?

A matriz curricular do curso de Engenharia Civil é composta por 61 disciplinas, com uma carga horária total de 3.560 horas.

No início do curso, o aluno estuda disciplinas como:

Desenho Técnico
Introdução à Engenharia
Matemática Aplicada
Geometria Analítica Aplicada
Língua Portuguesa

As práticas se intensificam a partir do 8º semestre.

No 10º semestre, são oferecidas 3 disciplinas optativas:

Geologia
Poluição das Águas
Direito Ambiental

Coordenação do Curso

Feira de Santana

Prof. Ernesto Santos

  • Mestrando em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)
  • Especialização em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Feria de Santana (UEFS)
  • Graduado em Matemática pela Universidade Estadual de Feria de Santana (UEFS)

Itabuna - Jequié - Vitória da Conquista

Prof. Flávio Leopoldino

  • Mestre em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa
  • Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa

Salvador

Prof. Elton Góes

  • Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)