Fisioterapia

PROCESSO SELETIVO

Para quase todos os diagnósticos clínicos de patologias, cujo médico indicará tratamentos medicamentosos entre outros, a necessidade de reabilitação se faz primária, devendo então o paciente ser encaminhado à Fisioterapia.

O profissional de fisioterapia está apto para tratar e prevenir doenças causadas por alteração genética, doenças adquiridas, acidentes ou vício de postura, por exemplo.

O fisioterapeuta pode desenvolver atividade desde acupuntura, passando pela área da estética como a dermatofuncional, até atuar em unidades de terapia intensiva, no meio esportivo, entre outras áreas.

No Brasil, é uma profissão em crescimento, com campo vasto devido ao envelhecimento populacional, que vai exigir profissionais que atuem em serviços de reabilitação de movimentos e alívio de dores crônicas.

O profissional de fisioterapia pode atuar em diversas áreas, entre elas, as tradicionais como a fisioterapia ortopédica e traumatológica que tratam pacientes com doenças degenerativas, fraturas pós-trauma, lesões de coluna, desvios de coluna.

Existe também a Fisioterapia neurofuncional, em que são atendidos pacientes que sofreram AVC, indivíduos com trauma cranioencefálico, lesão medular, Parkinson, Alzhaimer, entre outros.

Outras áreas da fisioterapia são a desportiva, tanto para prevenção quanto para reabilitação de agravos; fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva; prática em clínica cirúrgica e clínica geral.

O profissional ainda pode atuar em consultórios, laboratórios que produzem órteses, clínicas para diversos tipos de reabilitação, na estética com a fisioterapia dermatofuncional e com reabilitação uroginecológica, no pré e pós-parto.

Tendência

Pode-se destacar como tendência tanto as áreas tradicionais quanto as novas. Dentre as clássicas, estão a neuro e a ortopedia, em que nunca faltam pacientes, principalmente devido ao envelhecimento populacional e ao alto índice de doenças cardiovasculares. Entre as áreas novas, os destaques são uroginecológica, desportiva e estética.

Com o objetivo de formar profissionais com capacidade para atuar nas mais diferentes áreas da profissão, o curso de Fisioterapia da FTC segue uma matriz curricular que adota atividades práticas desde os primeiros semestres.

Com uma formação abrangente, a partir do 3º semestre são introduzidas disciplinas aplicadas com componentes teórico-prático, adequando o currículo com as tendências de mercado.

O estudante tem à disposição equipamentos como espirômetro digital, que avalia as funções pulmonares; Powerbreathe, um treinador isosinético de musculatura respiratória usado por grandes clubes do futebol mundial. Além disso, em breve, será formada a primeira Liga, onde os alunos poderão maximizar os estudos científicos na unidade.

O curso dispõe de laboratórios de saúde, de recurso terapêutico manual, de pediatria, de termoeletrofototerapia. Além disso, o aluno também pode realizar práticas na policlínica da instituição, com atendimentos reais, e em estágios junto a organizações parceiras.

O aluno conta, ainda, com um laboratório avançado em fisioterapia, onde são realizadas as aulas práticas e pesquisas científicas. Também existe o laboratório de Fisioterapia Aplicada à cardiopnmeomologia e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – na região, é o único que simula uma UTI para oferecer essa experimentação prática para o aluno.

Prof. Vinícius de Moraes

  • Mestre em Reabilitação do Equilíbrio Corporal e Inclusão Social pela Universidade Bandeirante de São Paulo
  • Especialista em RPG Souchard pela Universidade Internacional de Terapia Manual
  • Especialista em RPG/ RPM pelo Centro Universitário UniSant’Anna
  • Graduado em Fisioterapia pela Universidade de Ribeirão Preto

Rua Ubaldino Figueira, nº. 200, Exposição. CEP: 45.020-510.

FORMAS DE INGRESSO

Vestibular Tradicional

Vestibular Agendado

Transferência Externa

DESTAQUES DA UNIDADE

bg-slider-icons-bottom.jpg

Estacionamento

A estacionamento da FTC Vitória da Conquista dispõe de uma excelente infraestrutura onde realiza importantes eventos no campo acadêmico e profissional

Biblioteca

A Biblioteca Everardo P. de Castro e Emérita L. D. de Castro, no campus da FTC Conquista conta com um acervo de quase 3 mil títulos.

Laboratórios

A FTC Vitória da Conquista conta com 28 laboratórios para práticas acadêmicas, uma academia escola e um auditório com capacidade para 180 pessoas.
Você está aqui: