Medicina Veterinária

PROCESSO SELETIVO

Quem pensa que ser médico veterinário é só cuidar de cães e gatos, está na hora de ampliar seus conceitos, já que essa é uma área muito forte nos grandes centros. Mas em Conquista, assim como em outras cidades do interior, o veterinário pode lidar com animais de pequeno, grande porte e selvagens.

As áreas de extensão rural e agricultura familiar têm bastante campo e mercado a ser explorado. O curso de Medicina Veterinária é bastante amplo e pode ser classificado tanto como um curso de saúde quanto de ciências agrárias. No total, são mais de 80 áreas de atuação autorizadas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária.

O médico veterinário pode atuar em mais de 80 áreas autorizadas pelo Conselho Federal de Medicina Federal. A parte clínica e cirúrgica são as mais comuns, principalmente nas grandes cidades. Mas, o profissional também pode trabalhar na produção ou inspeção de alimentos em frigoríficos, indústrias do ramo, mercados.

Tudo o que trata de alimentos de origem animal, o médico veterinário está presente. Até mesmo dentro dos grandes mercados, que tem venda de produtos de origem animal, tem que ter um veterinário para inspecionar se aquele lote está dentro da validade ou se os produtos das gôndolas estão na validade.

Tendência

Existem áreas muito específicas em que faltam profissionais, o que indica possibilidades de rentabilidade acima da média de mercado, como é o caso de oftalmologistas e neurologistas. Outra área em ascensão é a de pesquisa com células-tronco, que pode explorar a reabilitação e reprodução de animais.

Na FTC, o curso de Medicina Veterinária possui uma matriz curricular focada em metodologias ativas, que permite ao aluno participar ativamente do processo de aprendizagem. O aluno é impactado com atividades práticas já no primeiro semestre, quando começa a mexer com a anatomia veterinária, como ossos e músculos, por exemplo.

Por se localizar em uma área de transição entre a Caatinga e a Mata Atlântica, a Região Sudoeste da Bahia apresenta características agropecuárias diversas. Em Conquista, essa realidade possibilita aos alunos do curso de Medicina Veterinária a realização de estágios em propriedades rurais com diferentes sistemas de produção, indústrias de alimentos, frigoríficos, laticínios, granjas e haras.

Além disso, os animais de estimação representam um valioso mercado em amplo crescimento. Nesse contexto, nossos alunos têm condições de conhecer as diferentes áreas de atuação profissional, sendo o processo de ensino-aprendizagem apoiado por mecanismos de nivelamento, atendimento extraclasse.

O aluno tem acesso a laboratórios de saúde como os de bioquímica, parasitologia, patologia, biologia e citologia. A anatomia do animal é estudada em laboratório específico, onde o aluno encontra cadáveres e ossos montados para promover um conhecimento real. Parcerias com fazendas e indústrias também permitem atividades práticas enriquecedoras.

Prof. Milton Rezende Teixeira Neto

  • Doutor em Zootecnia pela Universidade Estadual do sudoeste da Bahia (UESB)
  • Mestre em Zootecnia pela Universidade Estadual do sudoeste da Bahia (UESB)
  • Especialista em Gestão Ambiental pela Faculdade de Ciências Educacionais
  • Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual do sudoeste da Bahia (UESB)
Seção vazia. Edite a página para adicionar conteúdo aqui.
Seção vazia. Edite a página para adicionar conteúdo aqui.

FORMAS DE INGRESSO

Vestibular Tradicional

Vestibular Agendado

Transferência Externa

DESTAQUES DA UNIDADE

bg-slider-icons-bottom.jpg

Estacionamento

A estacionamento da FTC Vitória da Conquista dispõe de uma excelente infraestrutura onde realiza importantes eventos no campo acadêmico e profissional

Biblioteca

A Biblioteca Everardo P. de Castro e Emérita L. D. de Castro, no campus da FTC Conquista conta com um acervo de quase 3 mil títulos.

Laboratórios

A FTC Vitória da Conquista conta com 28 laboratórios para práticas acadêmicas, uma academia escola e um auditório com capacidade para 180 pessoas.
Você está aqui: